Bem Vindo!

Saiba Mais

Entre no mundo dos cafés especiais fazendo nossos cursos em nosso laboratório em Curitiba.

 

Qual a diferença entre cafés comerciais e cafés especiais?
Cafés Comerciais são classificados pelas metodologias tradicionais, tais como como C.O.B. - Classificação Oficial Brasileira ou New York Green Coffee Association System, que mede a quantidade de defeitos presentes na amostra e que conferem sabores ruins à bebida. Nos Cafés Especiais, não são aceitos defeitos e são avaliados os atributos positivos da bebida como corpo, doçura, acidez, equilíbrio e permanência.

 

 

Por que em cada tipo de café tem o nome do produtor?
A finalidade é proteger a origem, apresentando o produtor, a variedade do café, a altitude da lavoura, o método de processamento, entre outros dados que definem a personalidade do café.

 

 

Que tipo de cafés vocês comercializam?
Trabalhamos somente com cafés classificados como CAFÉS ESPECIAIS pela metodologia SCAA -Specialty Coffee Association of America (Associação Americana de Cafés Especiais) ou pelo COE - Cup of Excellence, ou seja, cafés não comerciais, com pontuação maior que 80, que são isentos de defeitos, com a origem conhecida e preferencialmente com certificações de processo e de origem. 

 

 

O que são "defeitos" nos cafés?
É a ocorrência de grãos imperfeitos ou contaminações, que atribuem sabores desagradáveis à bebida. Defeitos podem ser grãos fermentados, brocados, quebrados, grãos imaturos ou verdes, pequenos gravetos, cascas de café, etc...Num café comercial, mesmo na categoria mais elevada, é sempre permitido um percentual de defeitos. Os cafés especiais são isentos de defeitos.

 

 

O que é certificação do produtor?
São certificados  emitidos por entidades com credibilidade mundial, que atestam o controle dos métodos de produção ou da origem dos lotes de café produzidos.

 

 

O que significa o produtor ser associado à BSCA?
Significa que a propriedade foi atestada como produtora de cafés especiais e atende a todas as exigências em termos ambientais, legais, sociais bem como a organização na produção e o dimensionamento dos recursos para manuseio e benefício dos lotes de café. É necessário que a propriedade seja certificada por alguma entidade, tal como UTZ Certified, para ser aceita na Associação e receber o certificado de café especial.

 

 

O que significa processo Swiss Water de descafeinização?
Swiss Water é um processo patenteado, que não usa produtos químicos como solventes para remover a cafeína, somente água super saturada com os componentes solúveis naturais do café. O processo consegue retirar 99,9% da cafeína do grão. O processo é feito no Canadá, com cafés especiais brasileiros. A torrefação é feita por nós, como os outros cafés.

 

 

O café é arábica? Tem adição de robusta?
Todos os nossos cafés são 100% da espécie Arábica. Oferecemos muitas das variedades de Arábica plantadas no Brasil, tais como Bourbon Vermelho e Amarelo, Catuaí, Mundo Novo, Acaiá, Obatã, Icatú entre outras. Não utilizamos robusta.